1º Festival de Gastronomia Criativa acontece em Campinas
Evento será realizado de 12 a 14 de janeiro no Iguatemi Campinas
O 1º Festival de Gastronomia Criativa acontece de 12 a 14 de janeiro, sexta a domingo, no Iguatemi Campinas, com programação musical gratuita, estações com chefs conhecidos da cidade que irão apresentar pratos criados para o evento e um minimercado com exposição de produtos que incrementam na hora de fazer releituras e usar a criatividade para preparar uma refeição para encantar aos olhos e promover uma experiência gastronômica. Completando a diversão, haverá apresentações de bandas locais e som de DJs.
Com entrada gratuita, o evento funcionará das 10h às 22h na sexta e no sábado e das 12h às 20h no domingo, no Piso 2 da torre de estacionamento do shopping (próximo ao restaurante Outback Steakhouse).
No espaço será montado um mini Market do OBA Hortifruti, com mais de 200 produtos relacionados à experiência que envolve o universo da cozinha criativa e ingredientes que não podem faltar na cozinha de um chef criativo.
Para o evento, cada chef levará um prato especial, ou que tem assinatura própria ou ganhou releituras. O nhoque de tubérculos com ragu de carne com toque de framboesa e espuma de queijo Brie é uma criação da Chef Manu, do Buffet Cayena, bastante conhecida na cidade por seus pratos inventivos com ingredientes cheios de brasilidade.
O chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, preparou para o evento, um risoto surpreendente de quinoa com tomate, mussarela de búfala e chantilly de manjericão e, como segunda opção, um pirarucu com mouseline de batata e emulsão de taioba, ingrediente antigo dos quintais que foi resgatado com as PANCs – plantas alimentícias não convencionais.
As PANCs têm feito a cabeça dos chefs, levando espécies nativas, exóticas, cultivadas e que nascem espontâneas no mato para os menus das cozinhas mais criativas. A tendência tem recuperado ingredientes de algumas regiões brasileiras e dos quintais antigos. Ditas não convencionais por apesar de ter propriedades alimentares, serem pouco conhecidas, pouco consumidas, quase nunca reconhecidas ou valorizadas, mas que têm tanto a oferecer, como texturas e sabores novos para nosso organismo e até para nossa experiência de vida e reverência aos modos de fazer mais antigos.
Muitas dessas plantas cresciam nos quintais e muita gente tinha a mania de considerar daninhas, caso da própria taioba, que lembra uma folhagem que não era comestível. Outra abordagem dessa tendência é utilizar partes que se costuma jogar fora, como nas bananas, das quais não utilizamos os corações ou umbigo. Ou as folhas de acerola, de vinagreira, ora-pro-nóbis, flores de ipê, entre outras partes de algumas árvores, que muita gente não sabe que pode comer.
O Chef Heitor, do Americo Bar, deu seu toque a lanches clássicos: o sanduiche de mortadela, de costelinha com BBQ, cebola roxa e queijo derretido. Outra criação: o sanduiche de linguiça ficou bem interessante servido com queijo cheddar.
Para os veganos, o Chef Luciano Antonello promete surpreender com a sua feijoada vegana.
Como o próprio nome diz, o fondue criativo vai agradar aos paladares que adoram doce, servido com frutas, marshmallow, brownie, donuts e recheado com chocolate com creme de avelã ou chocolate crocante de ovomaltine, a sobremesa é uma criação das mãos da chef Karyna Ramacciotti, do Cup’n Cakes.
O festival terá ainda a presença do foodtruck Batata McCain, conhecido pela batata com acompanhamentos surpreendentes.
A expectativa é receber mais de 3 mil pessoas nos três dias do festival. “Tanto pelo formato do evento gastronômico com pratos personalizados ou criativos, como pela segurança de estar dentro de um shopping, o evento traz uma boa proposta para curtir o dia com a família, com boa comida em torno do universo gastronômico”, reforça Daniel Perches, organizador do evento.
O 1º Festival de Gastronomia Criativa conta com patrocínio da rede OBA Hortifruti e Cervejaria Campinas.
Serviço:
1º Festival de Gastronomia Criativa
Local: piso 2 da torre de estacionamento do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Quando: de 12 a 14 de janeiro, sexta a domingo
Horários: sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h
Entrada gratuita