Monte Mor recebe exposição interativa sobre reciclagem
Além disso, alunos de 14 escolas públicas poderão assistir à peça teatral “Fim Que Vira Começo Que Vira”, sobre meio ambiente e cuidados com o planeta
A cidade de Monte Mor, na região metropolitana de Campinas, recebe até o final de setembro a exposição interativa “As Embalagens, a Reciclagem e o Futuro”. Desenvolvido e assinado pela RN Produções Artísticas, com o patrocínio da Tetra Pak, o projeto leva informação e educação ambiental por meio de instalações artísticas, com entrada gratuita ao público.
Além da exposição, alunos de 14 escolas públicas também poderão assistir ao espetáculo teatral “Fim Que Vira Começo Que Vira”, que conta a história dos personagens Seu Nilo e Pedrinho, avô e neto, e tem como objetivo mostrar a importância da reciclagem, incorporada no dia a dia de todo mundo.
“Dentro da premissa do Projeto Escolas do Futuro, a educação transcende a sala de aula, criando um desenvolvimento dinâmico e interativo com arte, cultura e tecnologia para oferecer uma educação personalizada às necessidades dos alunos”, afirma João Noronha, gestor cultural da RN Produções Artísticas.
A exposição é composta por cinco módulos cenográficos que inspiram ações de sustentabilidade e proteção ao planeta, onde crianças e jovens são levados a brincar com o imaginário por meio de jogos interativos, desafiando os visitantes, de forma lúdica, a pensar e mudar os seus hábitos a respeito da reciclagem. A instalação, que também conta a história das embalagens, estará aberta de forma gratuita ao público geral no Centro Cultural Joaquinzão de 2 a 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já o espetáculo “Fim Que Vira Começo Que Vira” transforma o ambiente escolar em um palco de teatro, apresentando a importância da reciclagem através da interação entre Seu Nilo e Pedrinho. Semanalmente, os dois se encontram para separar resíduos recicláveis, compartilhando práticas sustentáveis.
Por meio do teatro e da poesia, os personagens ensinam ações para uma vida sustentável, contribuindo para a proteção do planeta. As sessões de teatro são exclusivas para alunos e alunas das 14 escolas selecionadas para receber a peça.
Serviço
Exposição a “As Embalagens, a Reciclagem e o Futuro”
Local: Centro Cultural Joaquinzão, dentro do Departamento e Cultura e Turismo de Monte Mor
Data e horário: 2 a 25 de setembro de 2024, das 8h00 às 17h00
Endereço: Rua Capitão Augusto Steffen, 57 – Jardim Planalto, Monte Mor (SP)
Entrada: gratuita
Espetáculo Teatral: “Fim Que Vira Começo Que Vira”
(Sessões apenas para alunos de cada escola)
Locais e datas:
– Escola Municipal (EM) Pedro Trasfereti: 3 de setembro*
– EM Miguel Latanzio: 3 de setembro*
– EM Prof. Fauze Calil Canfur: 3 de setembro*
– EM Coronel Domingos Ferreira: 3 e 4 de setembro*
– EM José Gonzaga Ribeiro: 4 de setembro*
– EM Prof. Lázaro Gonçalves Teixeira: 5 e 9 de setembro
– EM Maria Tonin: 10 de setembro
– EM Leopoldo Paviotti: 10 de setembro
– EM Leonardo Rodrigues da Silva: 11, 12 e 16 de setembro
– EM Miguel Jalbut: 17 de setembro
– EM Prof. Dr. Edison José de Paula: 18, 19 e 23 de setembro
– EM José Luiz Gomes Carneiro: 23 de setembro
– EM Profª. Terezinha do Menino Jesus Calil: 24 de setembro
– EM San Remo: 25 de setembro
*Assistirão ao espetáculo no Centro Cultural Joaquinzão
Elenco: Kleber di Lázzare (Seu Nilo) e Thiago Antunes (Pedrinho)
Texto e direção: Kleber di Lázzare
Músicas Originais e Direção Musical: Edu Berton
Assessoria de Imprensa: Néctar
Produção: Marina Rodrigues
Direção de Produção: João Noronha
Realização: RN Produções Artísticas
Patrocínio: Tetra Pak
A combinação da exposição interativa e do esquete teatral cria uma experiência de aprendizado e conscientização completa para crianças e jovens. Ao incentivar iniciativas como esta, a produtora reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, integrando-a à sua estratégia cultural e levando educação ambiental a estudantes de todo o Brasil. Com o apoio de empresas parceiras e o endosso da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o projeto dissemina informação e promove a conscientização ambiental.
Fonte: Assessoria de Imprensa