Cáritas Campinas traz dignidade e esperança às pessoas em situação de rua com o “Projeto Acolher”
O projeto inovador é realizado pelo Abrigo Santa Dulce dos Pobres com auxílio de pessoas que já vivenciaram essa situação
Iniciado há pouco mais de um ano (10/07/2023) o diferencial do Projeto Acolher está na sua abordagem inovadora de formação. Os gestores e facilitadores deste processo são, surpreendentemente, pessoas que já viveram a realidade das ruas.
Estas pessoas, que enfrentaram a exclusão, violência e invisibilidade social, utilizam suas experiências para gerir o projeto, através de um conselho gestor, e atuar como facilitadores no processo formativo.
A ação dos facilitadores se dá entre os moradores do Abrigo Santa Dulce dos Pobres, que pertence à rede de abrigos da Cáritas Arquidiocesana de Campinas e atende adultos de todos os gêneros, que se encontram em situação de rua, oferecendo dignidade, proteção social e a oportunidade de ressignificar suas histórias de vida.
O QUE É
O Projeto Acolher é uma estratégia poderosa e inovadora, pois permite que os facilitadores (pessoas que já passaram pela situação de rua) não apenas compartilhem suas histórias e conhecimentos, mas também recebam uma bolsa-auxílio, contribuindo para a partilha das próprias dores, experiências e aprendizados, transformando-os em agentes de mudança.
Com o apoio da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), o Projeto Acolher tem como missão transformar o Abrigo Santa Dulce dos Pobres, por meio do acolhimento de quem vivenciou a situação de rua, em um espaço ainda mais solidário e humanizado, reafirmando o compromisso da Cáritas com a construção de uma sociedade mais justa e plural, onde todos têm a oportunidade de reescrever suas histórias com dignidade e respeito.
RESULTADOS
Nesse tempo de trabalho foi possível oferecer um espaço mais acolhedor para os cerca de 80 moradores que passaram pela Casa Santa Dulce dos Pobres, que ao sair se sentiram mais seguros para iniciar um novo projeto de vida, avaliando os resultados dessa iniciativa. Mais de 60 profissionais, que compõe a Rede de População em Situação de rua, puderam ser qualificados, a partir da perspectiva dos moradores bolsistas do projeto. Saiba mais no site da Cáritas: https://caritascampinas.org.br/projetos
Fonte: Assessoria de Imprensa