O decisivo trabalho dos professores para o futuro de Campinas e do Brasil
Por Artur Marques
Neste Dia do Professor, 15 de outubro, é fundamental o reconhecimento ao trabalho realizado pela categoria em Campinas, onde a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) tem uma unidade regional e numerosos associados, muitos deles integrantes do Magistério. Os mestres são importantíssimos para o município e o País, pois desempenham missão fundamental na formação de novas gerações capacitadas a nos conduzir ao desenvolvimento.
Por isso, temos defendido com muita força e determinação que os docentes, em especial das redes públicas, nas quais ainda é preciso promover um ganho de qualidade, precisam ser valorizados em termos salariais e contemplados com melhores condições de trabalho, infraestrutura e tecnologia em sala de aula. Também é preciso eficaz suporte para sua formação acadêmica e educação continuada. Precisam estar cada vez mais preparados para enfrentar os novos desafios da escolaridade, que transcendem em muito ao já relevante trabalho de lecionar e cumprir com eficácia as grades curriculares de suas respectivas disciplinas.
Muito além desse escopo, torna-se decisivo o papel dos professores na construção de novas mentalidades, inerentes a um mundo cada vez mais exigente quanto a princípios éticos, probidade, respeito à diversidade, aderente ao desenvolvimento sustentável e caracterizado pelo aporte tecnológico e digitalização da economia. Todos esses valores precisam ser trabalhados desde os primeiros anos.
Há, ainda, a questão da inteligência emocional e o equilíbrio das crianças e jovens. Nesses aspectos, os mestres ganham cada vez mais relevância, considerando o avanço das jornadas integrais nas escolas, que prolongam sua interação com os alunos e precisam ser universalizadas no País. Há, ainda, a dificuldade dos pais trabalhadores de se relacionarem por mais tempo no cotidiano com seus filhos e lhes dar mais suporte nessas áreas.
Os gestores do ensino no Brasil precisam entender que todas essas questões exigem atenção, cuidado e tratamento eficaz por parte dos docentes. Tais desafios abrangem a abordagem de estudantes das distintas idades. Por isso, além ensinar, os mestres são portadores de esperança, motivação e propósitos, numa dedicada atuação, que não pode passar despercebida da sociedade e do poder público.
Os professores têm uma das mais relevantes missões no contexto do crescimento sustentado, melhoria da competitividade e produtividade da economia nacional, inclusão social e mitigação das desigualdades. Afinal, somente teremos um Brasil melhor se conseguirmos prover educação universal de excelência às sucessivas gerações.
*Artur Marques é presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).