Notícias da Região Metropolitana de Campinas

Cultura

Espetáculo “Mentira.br”: Um estudo de caso” acontece no dia 06 de novembro no SESI Amoreiras, em Campinas

Compartilhar

O espetáculo realizado pelo coletivo Muvuca de Teatro coloca a mentira em cena e brinca com verdade, informação e narrativa

Qual foi a última mentira que você contou? Como se faz uma mentira? Quantas vezes uma mentira deve ser contada para se tornar verdade? A partir destes e outros questionamentos, a Muvuca de Teatro criou o espetáculo Mentira.Br: Um estudo de caso, que estará gratuitamente em cartaz no SESI Amoreiras. Partindo das pequenas mentirinhas que inventamos diariamente, passando pelas ditas num palco até às ditas a uma nação, o espetáculo brinca com a verdade, o humor e diferentes pontos de vista.

 “Nós vamos chorar nesta peça. E vocês vão acreditar que é verdade”, a Muvuca de Teatro jura no prólogo e brinca com o público em 23 cenas dinâmicas, mentirosas e verdadeiras. De dicas para chorar, passando por confissões e discursos à juras oficiais, as cinco pessoas em cena orquestram uma sinfonia de narrativas que coloca a mentira como dispositivo ativo. 

A partir de diferentes materiais, a muvuca investiga o tema de forma cômica, informativa e performativa. O espetáculo entrelaça dados reais, ironias, ambiguidades, ilusão, empatia, verdades e mentiras”, diz a diretora Giovanna Zottis, para expor “fatos do nosso país em uma produção cênica crítica e contemporânea”. Com dramaturgia original e premiada, foi o projeto de conclusão do curso de Artes Cênicas da UNICAMP em 2022 e contou, além da direção, com a interlocução artística de Lígia Souza e dramaturgismo de Alanis Mahara. 

Num processo colaborativo, a muvuca, composta por Ana Fariña, Larissa Blanco, Mau, Pedro Ribeiro e Vinícius Zaggo, explorou a escrita em cena como forma de criação, pesquisando as possibilidades de mentir dentro e fora do palco. “O ensaio sobre a mentira é uma peça-jogo dividida em três atos, onde os atuantes elaboram questões, compõem espaços cenográficos, criam esquetes e operam tecnicamente” diz o crítico Felipe de Menezes, na apreciação ao espetáculo que esteve na programação do 28º FETESP, “além de não perderem, em nenhum momento, a comunicação interativa com as pessoas espectadoras”. O estudo de caso compôs ainda a programação de diferentes Festivais e possui prêmios por sua dramaturgia, cenografia e atuação em coro. 

Serviço:

Mentira.br: um estudo de caso

Dia: 06/11 – Quarta-Feira | Horário: 20h

Local: SESI Amoreiras

Endereço: Av. das Amoreiras, 450 – Parque Italia, Campinas/SP.

Duração: 80min | Classificação etária: 12+ 

Ingressos: Gratuito, retirada na bilheteria física do SESI ou no link https://www.sesisp.org.br/evento/8ddfd70a-db45-415d-abb4-890048bd733f/mentirabr-um-estudo-de-caso, a partir do dia 01 de novembro.

Sinopse | Quantas vezes é preciso dizer uma ________ para que ela se torne verdade? Cinco pessoas formam uma muvuca que ocupa um espaço e propõe um estudo de caso. Verdade: este espetáculo tem três atos, choro e muitas _______. Como se constrói uma ________? A muvuca joga com o tempo e o espaço, constrói um mosaico, uma sinfonia, um projeto arquitetônico, uma cartografia de ________. Com quantas ________ se faz uma peça de teatro? 523 anos de ________, no mínimo. Se eu te disser que o Brasil é uma ________, vocês acreditam? 

Ficha técnica | Direção: Giovanna Zottis | Interlocução artística: Lígia Souza | Elenco: Ana Fariña, Larissa Blanco, Pedro Ribeiro, Mau e Vinícius | Dramaturgismo: Alanis Mahara | Cenografia: Muvuca de Teatro e Eduardo Albergaria | Figurino: Muvuca de Teatro | Iluminação: Ana Farinã | Operação de luz: Camilla Puertas | Operação de som: Giovanna Zottis e Alanis Mahara | Design Gráfico: Mau e Pedro Ribeiro | Fotografia: Ivan Lucca e João Maria

Histórico | O estudo de caso estreou na Mostra Cênica de Verão do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, em dezembro de 2022. Em 2023, compõe a programação dos Festivais: VII Encontro de Teatro Universitário – ETU; 7º Festival de Teatro de Jundiaí – FESTEJU (no qual recebe 4 prêmios: Prêmio de Melhor Texto Original, Melhor Cenografia, 2º Melhor Espetáculo e Menção Honrosa ao Conjunto de Atuações; além das indicações aos Prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz); 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo – FETESP; e 24º Festival do Instituto de Artes – FEIA. Ainda em 2023, fez uma breve temporada por Campinas, no LUME Teatro e ADUnicamp, e em Americana, na Fábrica das Artes. Em 2024, além de estrear em Perus, a Muvuca abre a 2ª Mostra FEXO, como parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba (Fringe). 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário