A peça “ A Besta” estreia dia 5 de abril no Teatro Brasil Kirin
A peça é dirigida pelo campineiro Alexandre Reinecke; Priscila Fantin é uma das estrelas do espetáculo.
Considerado durante dois anos como O Rei da Comédia pela Revista Veja São Paulo, o diretor Alexandre Reinecke completa 30 anos de carreira e conta 50 peças no currículo, tendo atuado em 10 e dirigido 40. E para comemorar sua 40ª direção teatral, Reinecke fez a junção de grandes mestres da comédia e do teatro, reunindo no mesmo elenco:Priscila Fantin (que além de atuar na TV e no cinema também investe em sua carreira no teatro há alguns anos), Hugo Possolo (Parlapatões), Celso Frateschi (reconhecido por sua atuação em dramas, agora em uma de suas primeiras incursões na comédia), Ary França (Ornitorrinco) e Iara Jamra (Pó de Minoga). Ao todo, são dez atores na peça que fala sobre teatro, faz uma homenagem à arte e leva o público às gargalhadas. Reinecke é de Campinas e comemora na cidade a pre-estreia de sua mais nova peça.
Apresentada pela Vivo, por meio do projeto Vivo EnCena, La Bête, ou A Besta, é uma comédia em versos escrita pelo dramaturgo norte-americano David Hirson (nascido em 1958). O espetáculo estreou na Broadway em 1991 com grande sucesso e recebeu entre outros prêmios, o Olivier Award de melhor comédia, em 1992. Sua última e mais importante montagem aconteceu em 2010, no West End de Londres, com Mark Rylance no elenco. Tal montagem foi um grande sucesso de público e critica, ficou vários meses em cartaz e, de lá, seguiu para a Broadway, com o mesmo elenco.
Inspirada em Molière e sua trupe, a farsa é ambientada na França, em 1654, na propriedade de uma Princesa (Priscila Fantin), a patrocinadora da companhia de teatro. A história fala do conflito entre dois homens: Elomire (Celso Frateschi) nome que é um anagrama do nome de Molière, o diretor da companhia, artista sério e respeitado; e Valério (Hugo Possolo), um comediante popular, canastrão e vaidoso. Ocorre que Valério caiu nas graças da Princesa patrocinadora e ela insiste para que ele passe a integrar a trupe. Apesar de Elomire rejeitar furiosamente a ideia de incorporar Valério, a companhia é obrigada a encenar uma de suas peças, o que vai gerar uma transformação no futuro de seus artistas.
É um texto a um só tempo requintado e hilário, que dá aos atores oportunidade de esbanjar talento nos monólogos cômicos em que defendem suas ideias e coloca uma discussão surpreendente sobre arte erudita, arte popular, preconceito e entretenimento.
Parlapatões em A Besta
“Em 22 anos de estrada, os Parlapatões sempre percorreram os rumos da comédia, tendo encenado mais de cinquenta espetáculos. Nosso humor festivo, que favorece o improviso, bebeu na fonte clássica e já passou por Shakespeare, Molière, Aristófanes e Rabelais, mestres do gênero. Encontrar a bem-sucedida A Besta é como fazer um resumo de uma divertida aventura. As situações vividas pelas extrovertidas personagens desta comédia traçam um retrato profundo do ofício de comediantes e resultam até numa fina autoironia, deixando-nos à vontade para rirmos de nós mesmos. Este espírito apaixonante do ator por sua arte, que o texto traduz tão bem, gera um enorme envolvimento do público e certamente agradará as mais variadas plateias, por sua comunicação clara e imediata. Este projeto se torna melhor ainda, uma vez que concretiza antigas vontades artísticas de nosso grupo, como a de trabalhar com um diretor mestre da comédia como Alexandre Reinecke. A peça reúne nomes expressivos do teatro que celebram juntos essa homenagem à arte que A Besta traz em si, para levar o público às gargalhadas e para celebrar a arte teatral.”
Hugo Possolo
O Olhar do Diretor
Poucas vezes se vê, em nossos dias, uma comédia com dramaturgia toda rimada, criativa e inteligente, que remeta o público à Idade Média, com dez atores em cena e uma grande produção. Em ano de Copa do Mundo, nada melhor que uma seleção de craques da comédia. Montar A Besta com os Parlapatões e sua trupe é a realização de um sonho. Eles são OS caras da comédia paulistana, com quem, há muito, venho tentando uma parceria. A eles junta-se um dos melhores produtores do país, Giuliano Ricca, meu parceiro de anos, que de cara abraçou este projeto tão grande e ambicioso. É realmente um “dream team”… Enfim, realizar este projeto significa investir na força do teatro e na grandeza do diálogo refinado, que nesta obra consegue ser popular, e na pujança de uma peça que vai encantar o público, com muito humor, inteligência e grande importância para o teatro brasileiro.
Alexandre Reinecke
No do dia de estreia, 05 de abril, acontece a segunda edição de 2014 da série “Encontros Vivo EnCena” em Campinas, que conta com a participação do elenco a partir do tema “Teatro e Transformação”, com mediação de Expedito Araújo, curador artístico do Vivo EnCena.
Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, iniciativa da Vivo para as Artes Cênicas, a parceria permite uma série de ações como temporadas, circulação de espetáculo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbio para todos. O espetáculo é apresentado pela Vivo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
FICHA TÉCNICA:
Texto: David Hirson
Direção: Alexandre Reinecke
Tradução: Clara Carvalho
Assistente de direção: Fernanda Cunha
Elenco: Priscila Fantin, Hugo Possolo, Celso Frateschi, Ary França, Iara Jamra, Alexandre Bamba, Carol Mariottini, DanielaMustafci, Fabek Capreri e Renan Duran.
Cenografia: Jose de Anchieta
Construção do cenário: Ono Zone Estúdio (Fernando Brettas Waldir Rosseti)
Iluminador: Fran Barros
Figurinista: Fabio Namatame
Assistente de Figurino: Juliano Lopes
Adereços / Chapéu: Antonio Ocelio de Sa Alencar
Trilha Original: Daniel Maia
Fotos: João Caldas
Assistente de fotografia: Andreia Machado
Maquiagem estúdio: Eliseu Cabral
Programação Visual: Estação Design
Revisão: Regina Stocklen
Design Ricca Produções: Daniela Blaj
Assessoria de imprensa nacional: Morente Forte
Making – Off: Trapézio Filmes
Diretor de cena: Renato Orbite
Contrarregra: Ângelo Máximo
Operador de som: Thiago Rocha
Operador de luz: Mattheus Chaves
Camareira: Sandra Matos
Diretor financeiro: Andre Mello
Administração financeira: Ricca Produções (Patrícia Velho, Thiago Oliveira)
Administração peça teatro: Erika Horn
Administração geral: Ricca Produções
Lei de incentivo: Sodila Projetos Culturais
Assessoria contábil: Beltrame Contabilidade
Assessoria Jurídica: Drº Alex Vieira
Produção executiva: Carmem Oliveira
Assistente de Produção: Estevão Diniz
Direção de produção: Giuliano Ricca
Produtores Associados: Alexandre Reinecke, Giuliano Ricca, Hugo Possolo
Realização: Ricca Produções Artísticas, Parlapatões E Reinecke Produções Culturais.
Produção Local: BR Produtora
Serviço:
Estreia Nacional a Besta
Local: Teatro Brasil Kirin – Shopping Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina (3º piso) – Campinas
Datas: 05,06, 11,12 e 13 de abril
Horários: sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h
Bilheteria informações: (19) 3294-3166
Preço: R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia). Antecipado – R$ 45,00
Duração: 90 minutos
Lotação: 515
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Comédia
Venda de ingressos: pelo site ingresso.com (www.ingresso.com.br)
Bilheteria: de terça-feira a sábado, das 13h às 21h, e domingos das 12h às 20h
Informações e programação: www.teatrobrasilkirin.com.br
Descontos:
20% para funcionários do Iguatemi Campinas e da Brasil Kirin no preço da inteira
50% para clientes Vivo Valoriza e Porto Seguro, válido para o cliente + acompanhante, no preço da inteira.