Notícias da Região Metropolitana de Campinas

Cultura

Ana Suy abre a temporada 2025 do Café Filosófico CPFL

Compartilhar

Psicanalista conduzirá encontro que tratará de vergonha, solidão e desamparo, dando início à construção de um pequeno vocabulário de emoções

O Café Filosófico CPFL dá início à sua temporada 2025 com o retorno das gravações inéditas em seu estúdio, localizado na sede do Instituto CPFL, em Campinas. A partir desta quinta (13/3), os encontros presenciais com transmissão ao vivo pelo YouTube acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h. A estreia será com um módulo especial denominado Vocabulário das Emoções, que se estenderá até abril.

Com curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker, o módulo busca construir um pequeno vocabulário de emoções, abordando como os afetos e sentimentos influenciam e determinam nossas relações, comportamentos e a forma como nos posicionamos no mundo. “Emoções, afetos e sentimentos saíram de seu espaço reservado na vida privada, da família ou no divã, para ocupar a praça pública e determinar modalidades de alianças, projetos e formas de vida”, explica Dunker. “A manipulação digital dos afetos tem tornado esse impacto ainda mais gritante, e é urgente refletirmos sobre as oposições, inversões, fixações e transformações desses afetos”, completa Ana Suy.

O primeiro encontro do módulo será conduzido por Ana Suy e tratará das três primeiras palavras propostas para este vocabulário das emoções: vergonha, solidão e desamparo. A palestra se aprofunda na compreensão desses afetos, relacionando-os ao modo como construímos nossa identidade, ao impacto das redes sociais na percepção do “outro” e à nossa estrutura de base enquanto seres humanos. Ana Suy propõe uma leitura das emoções como cuidado com a imagem própria e do outro, oferecendo um olhar profundo sobre o desamparo e o medo da solidão.

Sobre a palestrante

Ana Suy | Foto: Kizzy Tonegawa


Ana Suy é psicanalista, escritora e professora, com vasta formação acadêmica e experiência clínica. Doutora em pesquisa e clínica em psicanálise pela UERJ e mestre em Psicologia Clínica pela UFPR, é autora de livros como “A gente mira no amor e acerta na solidão” e “Não pise no meu vazio”, entre outros. Ela também coordena o grupo de estudos Lendo Freud Hoje e é idealizadora do Clube de Palavras.

A programação de março deste módulo especial do Café Filosófico CPFL ainda inclui as palavras “Inveja, indignação e gratidão”, com a psicanalista Mayla Di Martino; e “Medo, angústia e solidariedade”, com a artista, escritora e pesquisadora Tatiana Schunck. O vocabulário das emoções segue sendo construído ao longo do mês de abril com o acréscimo de novas palavras. O psicanalista Christian Dunker falará sobre “Alegria, tristeza e luto”; “Amor, ódio e ignorância” serão tratados pelo psicanalista Jorge Sesarino; “Atenção, tédio e serenidade” serão abordados pela psicanalista Luciana Salum; e para concluir, o psicanalista Alexandre Patrício tratará de “Culpa, espanto e reparação”.

Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.

Confira a programação de março:

13/03, quinta-feira, 19h: Vergonha, solidão e desamparo, com Ana Suy, psicanalista

20/03, quinta-feira, 19h: Inveja, indignação e gratidão, com Mayla Di Martino, psicanalista

27/03, quinta-feira, 19h: “Medo, angústia e solidariedade”,com Tatiana Schunck, artista, pesquisadora e escritora

Confira a programação de abril:

03/04, quinta-feira, 19h: “Alegria, tristeza e luto”,com Christian Dunker, psicanalista

10/04, quinta-feira, 19h: Amor, ódio e ignorância, com Jorge Sesarino, psicanalista

17/04, quinta-feira, 19h: Atenção, tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista

24/04, quinta-feira, 19h: Culpa, espanto e reparação,com Alexandre Patrício, psicanalista


Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no canal do Café no YouTube.

O Café na TV

Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.

Nesta terça-feira (11), a partir das 23h, no Café Expresso, a atriz e roteirista Angela Dippe convida a especialista em saúde feminina Dra. Ana Priscila Soggia, para um bate papo sobre como o aumento da expectativa de vida, o ganho de autonomia e liberdade das mulheres e as novas tecnologias têm contribuído para uma vida sexual mais ativa e saudável na terceira idade.

No domingo (16), no Café Filosófico CPFL, a psicanalista Danit Pondéinvestiga os caminhos que permitem o crescimento emocional para que os jovens enfrentem os desafios da vida adulta. Com o tema “Cresci… e agora?” o episódio também trata sobre o que é ser adulto em um mundo em transformação social.

Serviço

Café Filosófico CPFL ao vivo com Ana Suy, psicanalista e escritora

Quando: 13 de março, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Participação on-line: canal do Café no YouTube

Informações: institutocpfl.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário