Brasileiros Luz e Alves decidem título de duplas neste sábado
Filho de brasileira, Juan Ficovich busca apoio da torcida local na semifinal
Orlando Luz e Mateus Alves representarão o Brasil na final de duplas do ATP Challenger 100, Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, neste sábado, na quadra central da Sociedade Hípica. A 14ª edição do torneio, que distribui US$ 133 mil em prêmios e 100 pontos aos campeões, está entrando na reta final.
A programação do final de semana começa às 11h. No sábado, teremos as semifinais de simples e, em seguida, a decisão de duplas. No domingo, será disputada apenas a final de simples.
Os adversários da dupla brasileira ainda não foram definidos. Eles sairão do confronto entre Federico Agustin Gomez (ARG)/Luis Martinez (VEN) contra Tomas B. Vera (CHI)/Facundo Mena (ARG), que acontece logo mais.
Já as semifinais de simples estão parcialmente definidas. Um dos confrontos será entre Juan Ficovich (ARG) e Guillen Meza (EQU). Meza, que entrou no torneio como alternate, surpreendeu ao garantir vaga nas semifinais ao vencer o campeão de 2019, Juan Pablo Varillas (PER), por 6/3, 4/6 e 6/4. Na temporada passada, Meza foi o primeiro equatoriano de 20 anos de idade a conquistar um Challenger desde 2003, e agora tem a chance de ser o primeiro alternate a chegar à final em Campinas.
Ficovich, filho de brasileira, busca apoio da torcida local
Juan Pablo Ficovich, argentino de 27 anos, está cada vez mais próximo de conquistar seu primeiro título de um Challenger 100. Em Campinas, ele abriu sua campanha derrotando o cabeça de chave número dois, Francisco Comesana, e hoje garantiu vaga na semifinal ao vencer seu compatriota Roman Burruchaga de virada, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/4.
“Hoje o nível do tênis é muito equilibrado, e desde a primeira rodada todos têm chances de vencer. Por isso, é muito importante estar bem mentalmente. Quem conseguir se manter forte, saber sofrer e se recuperar dentro dos jogos vai vencer mais partidas, e é isso que tento fazer ao longo da temporada. Felizmente, há algumas semanas cheguei ao 230º lugar no ranking e agora quero continuar vencendo para terminar o ano abaixo do 190º, 180º. Tenho quatro ou cinco torneios pela frente, e o mais importante é seguir vencendo”, comentou Ficovich.
Ficovich, que tem família brasileira na Paraíba, espera contar com o apoio da torcida. “Minha mãe é brasileira, nascida na Paraíba, e eu me sinto meio brasileiro, meio argentino. Meu pai é argentino, e eu nunca morei aqui, mas tenho mais família no Brasil do que em Buenos Aires. Desde criança, passava as férias de Natal e Ano Novo em João Pessoa, que eu adoro. As praias são lindas. Meus pais passam de três a quatro meses por ano no Brasil, com minha avó, que tem 96 anos, meus primos e tios. Sempre gostei muito de estar com eles, e este ano, quando joguei em Recife, pude revê-los”, completou.
PROGRAMAÇÃO 19/20/10
Sábado, 19/10
Quadra central – 11h
Semifinal de simples
A seguir: segunda semifinal de simples
A seguir: final de duplas
Domingo, 20/10
11h
Final de simples
Fonte: Assessoria de Imprensa