Notícias da Região Metropolitana de Campinas

Notícias

CATI celebrará o Dia Nacional das Abelhas e da Agroecologia conscientizando sobre a importância do desenvolvimento sustentável para manutenção da vida

Compartilhar

Com uma programação interativa e abrangente, os visitantes poderão participar de palestras de especialistas nos temas ligados à apicultura (criação de abelhas com ferrão) e à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão)

Com foco no desenvolvimento rural sustentável e incentivando a produção agropecuária com responsabilidade ambiental, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) realiza, nos próximos dias 3 e 4 de outubro, o 6.º Dia Nacional das Abelhas e 2.º Dia da Agroecologia (celebrados no dia 3 de outubro), como uma oportunidade para a conscientização sobre a importância das abelhas e da Agroecologia para perpetuação da vida e dos ecossistemas, com troca de conhecimento, saberes e experiências.

Com uma programação interativa e abrangente, os visitantes poderão participar de palestras de especialistas nos temas ligados à apicultura (criação de abelhas com ferrão) e à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e de oficinas práticas (vide programação), bem como de palestras sobre a Agroecologia.

Durante todo o evento, haverá degustação e venda de mel inspecionado e outros produtos das abelhas, bem como exposição e venda de caixas para criação de abelhas e equipamentos para apicultura e meliponicultura. Agricultores orgânicos e agroecológicos também estarão com exposição e venda de seus produtos. Em uma oportunidade para os participantes adquirirem mudas de qualidade genética, fisiológica e sanitária, o departamento CATI Sementes e Mudas terá um estande para exposição e venda de mudas de espécies florestais e frutíferas.

“Com este evento, reafirmamos nosso compromisso, como poder público, com as atividades de apicultura e meliponicultura, visando não apenas incentivá-las como cadeias produtivas que geram renda e emprego, mas principalmente ao objetivo de sensibilizar a sociedade em geral de sua importância para a manutenção e o desenvolvimento da biodiversidade, bem como da agricultura, pois elas são essenciais para a produção de alimentos. E com a realização do 2.º Dia da Agroecologia, iremos reforçar a importância desse sistema de produção e sua importância no desenvolvimento rural sustentável. Nesse contexto, a CATI tem trabalhado com muitos produtores com o seu Protocolo de Transição Agroecológica”, explica Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo do Departamento de Extensão Rural (Dextru)/CATI e um dos organizadores do evento.

Atuação da CATI nas cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura

A CATI conta com um Grupo Técnico que faz a gestão de ações em apicultura e meliponicultura, composto por extensionistas de diversas regiões paulistas, o qual desenvolve projetos regionais visando ao fortalecimento dessas atividades, incentivando os apicultores a se organizarem para formalização da produção artesanal, com agregação de valor e maior inserção no mercado. Para tanto, além de orientação técnica, promove a transferência de tecnologia gerada pela pesquisa, por meio de capacitações, publicações técnicas, eventos, Dias de Campo etc., atuando em parceria com diversas entidades públicas e privadas.

A CATI também mantém um projeto educativo sobre a meliponicultura no âmbito do Projeto Fazendinha Feliz, sob coordenação do engenheiro agrônomo Osmar Diz. “As abelhas nativas sem ferrão representam um patrimônio da nossa biodiversidade e não podemos correr mais riscos de extinção. No Brasil, existem entre 250 e 300 espécies, as quais são pouco conhecidas, entre elas a jataí e a mandaçaia. Além de polinizarem as culturas agrícolas, sobretudo as frutíferas e hortaliças, essas abelhas produzem méis de valor biológico elevado, própolis e pólen utilizados tanto na indústria farmacêutica quanto na alimentícia”, informa Osmar.

Serviço

6.º Dia Nacional das Abelhas e 2.º Dia da Agroecologia

O evento é gratuito e direcionado a apicultores, meliponicultores, agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores, educadores, estudantes, entidades parceiras, pesquisadores e público em geral interessado. Para se inscrever, clique aqui.

As palestras serão transmitidas on-line pelo canal da CATI no YouTube (Link).

3/10/2024 – Palestras

Horário: das 8h às 17h

Local: IAC – Av. Barão de Itapura, 1481 – Botafogo – Campinas (SP)

4/10/2024 – Manhã – Palestras

Horário: das 8h30 às 12h15

Local: CATI – Av. Brasil, 2340 – Jd. Chapadão – Campinas (SP)

4/10/2024 – Tarde – Oficinas

Horário: das 14h às 16h30

Local: CATI – Av. Brasil, 2340 – Jd. Chapadão – Campinas (SP)

As inscrições para as oficinas serão realizadas presencialmente, durante a realização do evento na CATI, no dia 4/10/2024. A participação nas oficinas está limitada a apenas uma por pessoa. As oficinas não serão transmitidas on-line.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário