Comédia inspirada em Ariano Suassuna é apresentada por 84 crianças do Grupo Primavera
Espetáculo “Três Casamentos e Uma Porca” será apresentado para público em geral e estudantes de escolas públicas de Campinas
A obra “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, inspira o espetáculo “Três Casamentos e Uma Porca”, que será encenado por 84 crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo Primavera no palco do Teatro Castro Mendes nos dias 01 e 02 de outubro para o público em geral, e dias 02 e 03 de outubro para os alunos das escolas públicas de Campinas. Com entrada gratuita, a comédia é fruto do projeto “Arte e Cultura em Movimento”, realizado pelo Primavera com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio das empresas CI&T, Buckman, DHL, World Wide Technology e Unimed Campinas.
O universo divertido de Suassuma com seu Nordeste colorido e musical esteve presente na preparação das crianças e jovens atores durante os últimos seis meses. Aulas práticas de dança contemporânea, hip hop, teatro, prática instrumental em conjunto, canto coral, literatura, artes digitais, arte robótica e artes visuais também fizeram parte dessa jornada.
Dramaturgo, romancista, poeta e defensor da cultura popular, especialmente da cultura nordestina, Suassuna retratou a avareza em sua peça. A montagem do Grupo Primavera, que se passa nos anos 1980, acontece na pequena cidade de Tribuzanalândia, que recebe de volta os filhos de duas famílias rivais para resolver grandes problemas. A figura da porca está presente na comédia do Grupo Primavera, dirigida e adaptada por Sandra Ciocci.
Exposição
No saguão do Teatro Castro Mendes será exibida a mostra “No jardim de Milhazes tem uma porca!”, com pinturas feitas por 15 adolescentes do Núcleo de Artes Visuais do Grupo Primavera, sob orientação da artista plástica Ana Bittar. Combinando cores, formas, texturas e movimento, os jovens visitaram as obras da brasileira Beatriz Milhazes e se inspiraram nos trabalhos da artista, repletos de traços circulares lembrando flores e, muitas vezes, mandalas entrecortadas. “A porca entrou pelo jardim de Milhazes trazida por Ariano Suassuna e nos faz acreditar na importância da arte como expressão humana. A exposição traz um jardim de sentimentos coloridos que revelam o potencial criativo presente no coração de cada jovem atendido pelo Grupo Primavera”, explica Ana Bittar.
Sobre o Grupo Primavera
Em 43 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 12 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.
A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.
Serviço
Espetáculo gratuito ““Três Casamentos e Uma Porca””
Data/horário: 01 e 02/10, às 20h – público em geral
. 02 e 03/10 às 09h30 e 14h30 para as escolas públicas de Campinas
Reserva de convites: (19) 99787 4869
Obs: nas sessões das 20h é necessário retirar os ingressos na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.
Local: Teatro Castro Mendes Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas
Todas as sessões terão tradução em libras. A sessão do dia 02/10 contará com audiodescrição para cegos e/ou pessoas com baixa visão.
FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Ruth Maria de Oliveira
Coordenação Geral e Produção Artística: Sandra Zuliani
Texto e Encenação: Sandra Ciocci
Direção de Elenco: Alice Garcia
Atores convidados: Edgar Contar e Thiago Martins da Costa
Músico convidado: Leandro Serizo
Cantora Convidada: Clara Lago
Coreografias e Ensaístas dos Núcleos de Dança: Juliana Couto e Mary Santos
Arranjos: Fernando Baeta
Remix Hip Hop: Mary Santos
Preparadora vocal e direção do Coral: Luciana Vieira
Cenografia: Nelson de Souza
Adereço de cena – porquinha: Marcelo Rosa Cenografia
Animação Gráfica: Diego Rocha – Estúdio Fresh Cosmos
Iluminação: Maristela Mota
Figurinos e Adereços: Josiane Brito
Confecção de Figurinos: Rosemary Fernandes da Silva Voltarelli; Irene Maria da Conceição; Vera Lúcia Astolpho, Lidia Figueiredo Teixeira, Vanilda Corrêa Avelino e Integrantes do Coletivo Mãos de Fada.
Maquiagens e Cabelos: Rebeca Luiz e Carol Santos
Sound Designer: Vinicius Wenky
Operador de Som: Hallan Pauzer Vídeo
Filmagem: Vidmicsom – Foto e Filmagem
Fotografia: Léia Simioni
Tradutor de Libras: Rafaela Sessenta
Roteiro de audiodescrição e narração ao vivo: Bell Machado
Suporte equipe áudio descrição: Bruna Tonso
Consultoria de audiodescrição: Felipe Mianes.
Material Gráfico: Sérgio Fernandes
Assessoria de Imprensa: Carol Silveira Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa