Notícias da Região Metropolitana de Campinas

Notícias

Dia do Meio Ambiente: Parque Dom Pedro realiza distribuição de mudas e fertilizante orgânico

Compartilhar

Ação será realizada na tarde da próxima terça-feira, 4 de junho

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Parque Dom Pedro realiza uma ação especial de conscientização. Na próxima terça-feira, 4, serão distribuídas mudas de diversas plantas acompanhadas de amostras do fertilizante orgânico produzido pela Tera Ambiental a partir dos resíduos gerados pelo shopping. A ação acontece das 13h às 17h, no Anel Águas, em frente à loja VIVO.

“Temos um compromisso, desde nossa fundação, com a preservação e educação ambiental. Em nossa parceria com a Tera Ambiental, parte dos rejeitos orgânicos, além do lodo produzido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), são transformados no fertilizante que iremos apresentar e presentear aos nossos visitantes, promovendo visibilidade e conscientização sobre a preservação e reutilização dos recursos naturais, além de gerar engajamento da comunidade”, conta Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina.

Em 2023, o Parque Dom Pedro destinou 488 m3 de efluentes para a Tera Ambiental, que geraram 24 toneladas de lodo de esgoto, destinadas para a compostagem junto com outras 681 toneladas de resíduos sólidos. Esse material, resultou em 278 toneladas de fertilizante orgânico, capaz de adubar cerca de 556 m2 de área. “Comprovadamente, o fertilizante orgânico usado com frequência tem capacidade para substituir em até 50% o uso dos fertilizantes minerais. Isso significa menos dependência de insumos importados e notável economia para o produtor agrícola. Além de fornecer nutrientes essenciais às plantas, promove a melhoria da estrutura do solo, aumentando sua capacidade de retenção de água e reduzindo a erosão. Também estimula a atividade microbiana da terra, contribuindo para a sua fertilidade a longo prazo”, explica Lívia Baldo, diretora comercial da Tera Ambiental.

O fertilizante orgânico não apresenta risco biológico ao ser humano ou ao ambiente, desde que tenha sido devidamente processado. “Utilizamos a técnica de compostagem termofílica, que obtém altas temperaturas e como consequência promove a esterilização completa dos patógenos contidos na matéria-prima, garantindo a segurança e qualidade do fertilizante”, completa Lívia.

Desde novembro de 2022, o Parque Dom Pedro atingiu a marca Aterro Zero, destinando 100% dos resíduos gerados no empreendimento para reciclagem, por meio de parcerias que fazem o processamento adequado, contribuindo para o meio ambiente, para a economia circular e para o desenvolvimento sustentável.

“A destinação de resíduos com grande potencial de reciclagem aos aterros, além de comprometer a capacidade destes locais que deveriam receber apenas rejeito, ou seja, aquilo que não pode ser reaproveitado, ainda significa desperdício de rica matéria-prima que pode ser empregada no fomento da agricultura, que é uma das principais atividades do nosso país”, complementa Lívia.

Serviço – Ação Dia do Meio Ambiente Parque Dom Pedro

Data: 4 de junho

Horário: das 13h às 17h

Local: Anel Águas, em frente a VIVO (Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário