Notícias da Região Metropolitana de Campinas

Notícias

Executivos de finanças acreditam em melhora na economia em 2019, aponta pesquisa

Compartilhar

Junto com as pesquisas foram apresentados os ganhadores do Prêmio Equilibrista e Destaques 2018, entregues pelo Ibef-Campinas.

Pesquisa realizada junto aos executivos de finanças das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (Ibef) Campinas apontou que 89% dos entrevistados acreditam na melhora da situação econômica do  País em função do novo governo em 2019.

Para o presidente do Ibef-Campinas, Marcos Ebert, essa expectativa positiva dos executivos de finanças está diretamente ligada “a realização pelo novo governo, da reforma da previdência, a simplificação no recolhimento de tributos e a desoneração da folha de pagamento e sua substituição por outro tributo, que faça com que o emprego não seja tão caro”. Junto com as pesquisas foram apresentados à Imprensa, os ganhadores do Prêmio Equilibrista e Destaques 2018, entregues pelo Ibef-Campinas.

O Equilibrista 2018 é o diretor de finanças para a América Latina da Kion Group, Ricardo Eguchi.  Foram premiados como Destaques – Benteler Automotive, Arcel Empreendimentos e Participações e Instituto Educacional Dona Carminha.

Para o Equilibrista 2018, Ricardo Eguchi, o otimismo dos executivos de finanças para 2019, está ligado também   aos cenários macroeconômicos – “o novo governo federal e o comportamento do mercado externo”.  Outro ponto destacado pelo executivo de finanças é a expectativa do mercado “com o saneamento do déficit público, que está atrelado ao grau de investimento do País”.

Ainda de acordo com a pesquisa, 51% dos executivos estimaram que o PIB em 2019 fique acima de 2%, para 33% entre 1 e 2% e para 16% entre zero e 1%.  A manutenção da política atual de metas de inflação adotadas pelo Banco Central foi considerada positiva de 75% dos executivos. Consideraram negativa 17% e neutra 8%. Na questão das reformas prioritárias do próximo governo, 55% dos executivos apontaram a da previdência, 32% indicaram a tributária e 13% a política. Sobre os fatores na visão da empresa, que mais impactarão os negócios em 2019, as respostas foram: Guerra comercial China-USA – 40%, elevação mais rápida dos juros – 30%, política externa – 21% e crise da Argentina – 9%.

A pesquisa foi respondida por 75% dos 300 associados da Regional Campinas do Ibef.

PREMIAÇÃO O EQUILIBRISTA E DESTAQUES 2018

Tradicional premiação no segmento, O Equilibrista do Ibef-Campinas, conhecido como o Oscar das Finanças, entrega na sua 28ª edição a cobiçada estatueta para o diretor de finanças para a América Latina da Kion Group, Ricardo Eguchi.  Contabilista, Administrador de Empresas graduado pela PUC-São Paulo, com MBA pelo Insper e pela London Business School, Eguchi há seis anos está à frente da equipe de finanças, IT e Legal da Kion Group, empresa alemã com mais de 200 anos de atuação e uma das líderes no segmento de máquinas para movimentação e armazenagem de materiais.

O prêmio Destaque, na categoria ‘Indústria’ é a Benteler Automotive, holding alemã, com sua sede nacional em Campinas,  que desenvolve e produz  componentes sistemas e componentes para a indústria automotiva.  A empresa será representada pelo diretor de finanças, Fábio Fagundes.

Arcel Empreendimentos e Participações foi a ganhadora do prêmio Destaque na categoria ‘Empresa Brasileira’. Holding independente, com sede em Campinas, foi fundada pelo empresário Armindo Dias (falecido em 20 de maio de 2018) e reconhecido   pela excelência na gestão de negócios e geração de empregos. A holding atua em alguns segmentos de mercado, com destaque no hoteleiro, com a tradicional marca de hotéis e resort Royal Palm Plaza. Atualmente a holding é administrada pelos filhos Antonio Dias, Camila Dias, Cristina Dias e Fátima Dias Nadelicci.

Instituto Educacional Dona Carminha foi escolhido como Destaque ‘Responsabilidade Social’. A entidade sediada em Campinas, atua há 42 anos pela educação e cidadania  dos surdos, trabalhando pela inclusão social por meio  de iniciativas inovadoras. Em 2011, a entidade filiada à Fundação Feac, fundou sua creche inclusiva, que recebe atualmente recebe 480 crianças de 1 a 5 anos de idade, com e sem deficiência, em período integral. O Instituto é representado pela diretora pedagógica, Patrícia Bignardi Torres.

Deixe um comentário