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Oficina Verde, projetada para atender condutoras mulheres, oferece novas tecnologias em serviço de mecânica

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Com zero impacto ambiental, projeto é idealizado pela Escola do Mecânico, com atenção para o público feminino que é o mais vulnerável e, frequentemente, induzido ao erro na compra e trocas e itens no carro sem necessidade

Quem nunca passou pela experiência ou conhece alguém que já foi convencido a aderir uma extensa lista de serviços na hora de fazer a revisão do carro e se sentiu inseguro e muitas vezes coagido e sem o direito de questionar? O ponto é que nem sempre a oferta de serviços é realmente prioritária para aquele momento, e pior, gera dano ambiental.

É o caso da Mariana Kraetzer, moradora de Sumaré, no interior de São Paulo. “Na oficina anterior que havia levado meu carro me disseram que eu tinha que trocar uma peça, porém, o custo era muito alto e acabei não fazendo. Mais tarde, descobri que se tratava apenas de apertar um parafuso e estava resolvido. A dica que dou é que busquem um lugar de confiança, pois teremos sempre que levar o automóvel nessas revisões periódicas e o bolso agradece”, alerta.

São muitos os relatos vindos principalmente por mulheres, que reclamam que o diagnóstico não é transparente, gerando insegurança na abordagem do profissional. Diante dessa realidade, a Escola do Mecânico, empresa de impacto social que emprega e forma profissionais para o setor automotivo, acaba de colocar em pé a Oficina Verde, espaço inteligente para entrega de serviços em mecânica, inaugurado em Americana, região pertencente à Campinas, no interior de São Paulo.

Projetado por uma mulher, Sandra Nalli, que também é fundadora da escola, os serviços contam com novas tecnologias empregadas, pouco ainda difundidas em oficinas convencionais. Com zero impacto para o meio ambiente, é uma proposta que vem para ressignificar o que é a mecânica, além de ser financeiramente sustentável, ecologicamente correta e transparente no diagnóstico.

O setor automotivo é um dos responsáveis pelo levante da economia, movimentando cerca de R$ 249, 5 bilhões anualmente. O objetivo da empresa é também levar informações confiáveis para o consumidor final, além de gerar emprego e renda, acelerando o mercado de ponta a ponta. A previsão é inaugurar mais duas unidades ainda esse ano nas cidades de Mogi Guaçu e Piracicaba, ambas no Estado de São Paulo.

“Além do fator ambiental, a grande motivação em criar uma oficina verde veio por conta da demanda em torno da mulher condutora, ela que é a mais suscetível e alvo de algumas armadilhas no mercado. Estamos investindo nesse modelo inteligente para também oferecer uma experiência nova do que é a mecânica, sem empurrar nada ou forçar uma situação que não existe.”, explica Sandra, que atua há mais de 20 anos no segmento.

A falta de informação é um dos motivos pelos quais a falta de segurança aumenta no setor, porém a especialista ressalta que existem exceções e bons profissionais no mercado que prezam pelo bom relacionamento com os clientes e exercem seu ofício de forma respeitosa e leal. “Seguimos a mesma metodologia que é passada nas aulas. O aluno aprende a realizar o diagnóstico de forma correta, sem que seja realizado nenhuma substituição desnecessária”, garante.



Tecnologia nova para a entrega de serviços inteligentes

Nessa empreitada, Sandra conta um time de peso na linha de frente e parceiros alinhados com a causa sustentável e inovação, como é o caso da Mobil Brasil, líder no mercado de lubrificantes e que está patrocinando o espaço. Na Oficina Verde, o motorista consegue fazer a troca inteligente de óleo, um sistema de bombeamento que é possível colocar exatamente a quantidade correta de óleo que o carro suporta, zero desperdício.

“Hoje, o condutor (a) acaba descartando muito produto, impactando o solo. Essa tecnologia que implantamos vai na contramão do mercado em geral e gera uma economia de quase 400 garrafas de plásticos que seriam descartadas no meio ambiente de forma irresponsável”, diz Gustavo Marcon, Gerente Operações Oficina Verde, que atua na área automotiva há 27 anos, e é um dos idealizadores do projeto.

De acordo com Marcon, um dos idealizadores do projeto ao lado de Sandra, existem duas formas de realizar a coleta do óleo nos veículos. “A primeira e a mais comum é por meio de gravidade utilizando coletores de óleo de fabricantes diversos. Esse método é realizado soltando o bujão do cárter do veículo e escoando todo o óleo do motor. A segunda forma é utilizar equipamentos de sucção método utilizado em oficinas especializadas com o equipamento preciso e rápido sem a necessidade de soltar o bujão do cárter ou erguer o veículo”, explica.

Além desse serviço, o espaço oferece alinhamento, balanceamento e manutenção na suspensão do veículo (substituição de amortecedores, bandejas) manutenção em freios, higienização de ar-condicionado e motores. “Também atendemos o público de motocicletas realizando revisões e manutenções preventivas”, diz Josiane Volfgram, Gerente Oficina Verde.

De acordo com Josiane, a Oficina Verde tem como principal filosofia trocar peças somente necessárias e conscientizar os clientes como rodar de maneira segura preservando as peças de seu veículo. “Nas manutenções preventivas o cliente não estará trocando peças antes do tempo aumentando a vida útil, claro que conscientizamos sobre a importância de manter os pneus sempre calibrados, trocar óleo na quantidade exata conforme o manual do proprietário, que são maneiras de economizar com a manutenção do veículo”, assegura.

Novidades em tecnologias

– Troca inteligente de óleo, um sistema de bombeamento que é possível colocar exatamente a quantidade correta de óleo que o carro suporta, zero desperdício. – Scanner para pneu, que realiza o diagnóstico da condição da banda de rodagem e emite um laudo mostrando a performance do pneu durante uma situação crítica em chuva e a distância de frenagem que o pneu proporciona naquele momento. Questão de segurança e transparência no diagnóstico.- Teste em bateria, o sistema emite um laudo com as informações da bateria, tempo de vida e do sistema elétrico do veículo.- Nova higienização nano nebulizador no sistema de ventilação – eliminando todos os tipos de bactérias, ácaros e micro-organismos que faz mal à saúde.

Quem é a Escola do Mecânico – detentora da Oficina Verde.

A Oficina Verde com sede em Americana, no interior de São Paulo, é um projeto da Escola do Mecânico, centro de que forma e emprega mecânicos. Fundada em 2011 por Sandra Nalli, nasceu com a missão de formar profissionais qualificados para o mercado de reparação automotiva, gerando impacto social e renda. Hoje, é referência na qualificação de milhares de mecânicos disputados no mercado de trabalho, nas áreas de Linha Leve, Pesada e Motocicletas.

Conta atualmente 42 unidades entre rede própria e franquia, e oferece o aplicativo “Emprega Mecânico”, gratuito, que conecta alunos formados e o mercado de trabalho. A escola recebeu investimento da Yunus Corporate, conhecido como o banco dos pobres e dos negócios sociais, que aportou R$ 1 milhão – um dos poucos negócios fundado por uma mulher a ser selecionado para receber o investimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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