Notícias da Região Metropolitana de Campinas

Cultura

Rumo aos 40 anos de fundação, Lume Teatro abre temporada artística de celebração

Compartilhar

Realizado até fevereiro de 2025, início da comemoração é composto de apresentação de espetáculos da companhia e de grupos visitantes, além da realização de cursos e atividades artísticas. A montagem Café com Queijo será encenada no próximo fim de semana.

O Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP), referência internacional de companhia teatral, vai quarentar em 2025! Para apagar as velinhas pelo reconhecimento em pesquisa teatral, espetáculos memoráveis e disseminação de saberes, o grupo faz questão de dar início às comemorações já em 2024. Neste fim de semana, por exemplo, tem espetáculo (por sinal, um dos mais concorridos da companhia): Café com Queijo, em cartaz de sexta (19/7) a domingo (21/7), às 20h, na Sede do Lume Teatro, em Barão Geraldo, em Campinas (SP). A entrada é franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação).

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Edital LPG nº 18/2023 – Manutenção de Atividades), o projeto, que conta com a participação de todos os atores-pesquisadores do Núcleo: Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti, é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativas.

Batizado de Atuação e Presença, o projeto será dividido em três ciclos: Lume em Casa (voltado às apresentações artísticas do repertório do Lume Teatro entre julho e outubro de 2024), Cursos de Fevereiro e o Terra Lume. Os dois últimos, realizados apenas em 2025, são dedicados ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atores-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no Lume com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais.

“O projeto Atuação e Presença é muito significativo, pois já abre as celebrações de 40 anos de fundação do Lume Teatro. Trata-se de um início de passeio pela nossa trajetória artística, trazendo espetáculos da década da fundação até o mais recente, que se somam às atividades de formação e os escambos e intercâmbios. Com isso, conseguimos destacar a identidade do nosso grupo, que sempre se pautou pela pluralidade de estéticas e pelo crescimento artístico fundamentado na experiência da troca”, conta Naomi Silman, atriz-pesquisadora do Lume Teatro.

Ciclo 1 | Lume em Casa

Trata-se da encenação de espetáculos do repertório do Lume Teatro em sua sede. Ao todo, serão seis: Café com Queijo (19 a 21/7), Kintsugi, 100 memórias (2/8 a 4/8), O Não Lugar de Ágada Tchainik (23/8 a 25/8), La Scarpetta (20/9 a 22/9) e Cnossos (26/10 a 28/10), além de Homenagem, já encenado em junho.

Com entrada franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão), as apresentações serão realizadas sempre às 20h, na Sede do Lume Teatro.

Café com Queijo

Sexta-feira (19/7), sábado (20/7) e domingo (21/7), às 20h.

Importante: a sessão de sexta-feira (19/7) contará com Intérprete de Libras.

Criado em 1999, o espetáculo Café com Queijo, protagonizado pelos atores-pesquisadores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, já se apresentou em aproximadamente 60 municípios do Brasil, tendo participado dos principais festivais nacionais e internacionais de teatro e nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal. Em 2018, a circulação pela Amazônia teve um sabor especial, pois o espetáculo passou por algumas das áreas onde foi feita a pesquisa de campo.

No aconchego de uma colcha de retalhos, a montagem fala de um pouco de tudo: curas para males de saúde e do coração, artes da conquista, comida, festa, morte, trabalho, solidão, aculturação. Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado, bebida experimentada durante as visitas que os atores e as atrizes fizeram às casas no interior de Tocantins.

Café com Queijo é um espetáculo de conversas e histórias, entremeadas por canções e versos, que compartilha com o público as vozes e as vidas encontradas pelas atrizes e pelos atores em suas andanças pelo Brasil. Por sinal, esses “personagens” recriados no espetáculo foram inspirados nos próprios moradores das regiões visitadas, como Seu Teotônio, Dona Maria, Dona Maroquinha e Seu Mata-Onça.

Por conta disso, vale destacar que a montagem foi toda concebida a partir da Mímesis Corpórea, uma das linhas de pesquisas do Lume Teatro. “A Mímesis Corpórea trata da observação, trata de encontros, tanto com pessoas, textos e fotografias quanto com coisas e animais. Sempre parte de alguém que observa e algo a ser observado. No caso do Café com Queijo, são pessoas que a gente conheceu e se relacionou, observando a corporeidade, a voz, a fala, o ritmo e como eles se relacionavam com o seu meio”, destaca a atriz-pesquisadora Raquel Scotti Hirson.

A Ficha Técnica

Criação, concepção e atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini

Iluminação: Abel Saavedra

Figurinos: Fernando Grecco

Costureiras: Nair Barbosa Pinto e Carmem Castanho

Apoio musical: Ivan Vilela e Kai Bredholt

Músicas reproduzidas: “Paisagens” e “Calma Roceira” de Ivan Vilela e “Deus Fez o Dia”, executada por Seu Justino em pesquisa de campo.

Realização: Lume Teatro

Ciclo 2 | Curso de Fevereiro

Realizada entre janeiro e fevereiro de 2025, com inscrições abertas a partir de outubro de 2024 (www.lumeteatro.com.br), a edição do ano que vem promete 8 cursos presenciais de curta duração ministrados pelos atores-pesquisadores do Lume Teatro e convidados.

São eles: O Corpo Multifacetado (Ana Cristina Colla), Corpo como Fronteira (Renato Ferracini), Bastidores da Cena (Produtores, técnicos e funcionários do Lume), Mímesis Corpórea (Raquel Scotti Hirson), Da Energia à Ação (Naomi Silman), O Estado de Ser (Carlos Simioni) O Palhaço e o Sentido Cômico (Ricardo Puccetti) e Treinamento Técnico para o Ator (Jesser de Souza).

Ciclo 3 | Terra Lume

Em fevereiro de 2025, serão realizadas na Sede do Lume Teatro 18 atividades artísticas presenciais e gratuitas, entre as quais 4 escambos teatrais, 4 desmontagens, 4 espetáculos, 4 mostras de filme e 2 conferências abertas.

O destaque da edição fica por conta da vinda ao Brasil do Grupo Labirion, reconhecida trupe da Itália, que encenará o espetáculo Cadú e ainda oferecerá uma demonstração técnica do trabalho da companhia.

O Lume

Fundado em 1985, o Lume Teatro se tornou uma referência internacional na pesquisa da arte da atuação. Composto atualmente pelos atores pesquisadores Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti, o grupo já se apresentou em mais de 30 países, atravessou quatro continentes e vem desenvolvendo parcerias com coletivos, universidades, pensadores, mestres, mestras e artistas da cena mundial.

Vencedor do Prêmio Shell 2013 em pesquisa continuada, o Lume Teatro possui um repertório diversificado de ações artísticas e acadêmicas que abrange uma grande diversidade de processos experimentais no campo artístico e pedagógico das artes presenciais.

Quer saber mais? Acesse: www.lumeteatro.com.br.

SAIBA MAIS

O quê: Lume em Casa | Julho | Café com Queijo
Quando: Sexta-feira (19/7), sábado (20/7) e domingo (21/7), às 20h
Onde: Lume Teatro (Rua Carlos Diniz leitão, 150 | Vila Santa Isabel | Barão Geraldo | Campinas/SP).
Quanto: Entrada franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação).
Informações: @lumeteatro
Importante: a sessão de sexta-feira (19/7) contará com Intérprete de Libras.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário