Sábado sem Câncer: 101 homens realizam prevenção do câncer de próstata pela primeira vez
Do total de 440 participantes, 76% já haviam passado antes por avaliação
O Sábado sem Câncer levou 440 homens ao Centro de Oncologia Campinas no último sábado (30/11) para a realização de exames de prevenção de câncer de próstata. O levantamento inicial do perfil dos participantes indicou que 24% deles, ou 101 pessoas, nunca haviam realizado avaliação. Foram arrecadados 350 kg de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas que serão encaminhados a entidades assistenciais.
Os atendimentos no COC iniciaram às 8h e às 11h30, 430 já tinham passado pelos procedimentos. Denivaldo de Sousa, de 66 anos, foi o primeiro da fila. Chegou às 21h30 de sexta-feira (29) ao COC para garantir o atendimento. Seu Denivaldo, morador do Jardim Leonor, faz parte dos 24% de atendidos que realizaram a prevenção pela primeira vez. “É necessário fazer o exame, tenho um irmão que está passando por essa situação e as coisas estão complicadas para ele. Tem de fazer a prevenção”, garantiu.
O próximo a chegar foi o seu Joel Silva, às 3h. “Eu fui me informar antes para ver como as coisas eram e achei melhor chegar de madrugada para não perder a chance”. Morador do Jardim América, em Barão Geraldo, ele realizou pela segunda vez os procedimentos de prevenção.
Walter Rodrigues, de 51 anos, já é um “conhecido” do COC. Participou da edição anterior do Sábado sem Câncer, há dois anos, e ficou de olho para não perder uma nova oportunidade. “Soube novamente que teria e voltei para me cuidar. A gente não pode deixar passar”, relatou outro integrante do “pelotão” de frente da fila, que chegou às 6h50 à sede do COC.
O evento destacou-se pela organização impecável, grande adesão do público e entusiasmo dos colaboradores envolvidos. “Chamou muito a atenção a participação maciça dos homens e a alegria da equipe do COC, que trabalhou com entusiasmo para atender a população masculina da região”, analisou o oncologista do COC, Fernando Medina.
A campanha
Durante a campanha, foram realizados exames de PSA (antígeno prostático específico) e toque retal, ferramentas essenciais para identificar precocemente casos suspeitos da doença. As atividades encerraram às 13h, após um fluxo contínuo de atendimentos.
Os resultados dos exames de PSA e clínico serão analisados e enviados aos participantes por e-mail ou WhatsApp. Os casos suspeitos serão encaminhados a novas ações, como:
• Avaliação da relação PSA livre sobre PSA total para refinar diagnósticos.
• Indicação de ressonância multiparamétrica da próstata, conforme necessidade.
• Realização de biópsias, nos casos com maior suspeita clínica
Conheça o perfil dos participantes
Entre os 440 participantes, os dados coletados revelam importantes características:
• Perfil Étnico: 63% dos atendidos eram brancos, 35% negros e 2% amarelos.
• Escolaridade: 42% apresentaram baixo nível de escolaridade (semianalfabetos).
• Histórico Familiar: 24% relataram parentes próximos (pai ou irmão) diagnosticados com câncer de próstata.
• Idade: A faixa etária variou de 40 a 88 anos, com mediana de 62 anos.
• Exames Anteriores: 76% já haviam realizado exames de próstata anteriormente, muitos deles em campanhas anteriores do próprio Centro de Oncologia Campinas.
• Sintomas Urinários: 24% relataram queixas urinárias.
Resultados
A campanha “Sábado Sem Câncer de Próstata” reafirmou o compromisso do Centro de Oncologia Campinas com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ao longo do mês, palestras foram realizadas em empresas, na sede do COC e também no Galleria Shopping, todas elas reforçando o quanto o diagnóstico precoce é determinante do sucesso do tratamento.
“A elevada adesão demonstra a confiança da população em iniciativas como esta, que não apenas promovem a saúde, mas também salvam vidas. O Centro de Oncologia Campinas já planeja novas edições e reforça a importância de ações preventivas regulares para ampliar ainda mais o alcance e o impacto dessas iniciativas”, afirma o oncologista Fernando Medina.
O Sábado sem Câncer foi um mutirão viabilizado graças ao apoio de importantes parceiros que forneceram recursos técnicos e humanos para o sucesso da campanha. São eles Laboratório Confiance; Próton Diagnósticos e Multipat. Também apoiaram a campanha a Prefeitura Municipal de Campinas, Multipat, Janssen, InService, Libbs, Dahruj, UniFaj, UniMax, UniEduk, Unicred, BlueLord e Outback.
SOBRE O COC
O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.
Recentemente, o COC foi “Acreditado com Excelência” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conquistou o selo ONA nível 3 – classificação máxima. Também inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).
Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.
O Centro de Oncologia Campinas carrega 47 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.
Fonte: Assessoria de Imprensa