Yellow lança operação de bicicletas sem estações em Campinas
A partir desta quarta-feira, 16/01, bikes estarão disponíveis em Barão Geraldo
Yellow, empresa brasileira de soluções de mobilidade urbana individual, passa a oferecer o serviço de compartilhamento de bicicletas no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução) em Campinas.
A empresa inicia a operação na região do bairro universitário Barão Geraldo com mais de 200 bikes e preço acessível – R$ 1,50 a cada 15 minutos. “Nossa atuação em Campinas começa com uma área de quase 12 quilômetros quadrados e a intenção é ir crescendo aos poucos”, explica um dos fundadores da Yellow, Ariel Lambrecht.
As bikes, que estarão disponíveis inicialmente em pontos privados parceiros, podem ser usadas de segunda a segunda, 24 horas por dia, e estacionadas depois em qualquer lugar dentro da área de atuação da Yellow na cidade, em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido (paraciclos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via).
Assim como em São Paulo, as corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.
A Yellow, primeira empresa de compartilhamento de bicicletas sem estações do Brasil, iniciou suas operações em São Paulo em 2 de agosto e que acaba de somar um milhão de corridas. Enquanto amplia e consolida sua operação no Brasil, a Yellow também inicia sua atuação em outros países da América Latina.
Impacto positivo na cidade
Para garantir a melhor experiência do cidadão, preservar o ambiente urbano, apoiar boas práticas do usuário e respeitar toda a sociedade, aYellow inicia a operação em Campinas com iniciativas de manutenção, organização do espaço físico e incentivo ao uso responsável. Os ‘Guardiões Yellow’ circularão todos os dias da semana para mapear bicicletas, organizá-las, redistribuí-las estrategicamente e retirá-las para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento das bicicletas pela cidade, além de apoiar os usuários e garantir as boas práticas.
5 passos para usar a bike Yellow
- Baixe o aplicativo da Yellow disponível para Android e IOS.
- No mapa do app, encontre uma bicicleta Yellow na cidade.
- Coloque créditos de R$ 10, 20 ou 40 reais no dinheiro ou no cartão de crédito.
- Com o aplicativo, leia o código de barras QR na parte de trás da bike Yellow: o cadeado inteligente abrirá automaticamente.
- Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente.
Sobre a Yellow
A Yellow é uma empresa brasileira de soluções de mobilidade urbana individual fundada em junho de 2017 por três empreendedores apaixonados pela problemática e que somam a maior expertise em tecnologia, mobilidade urbana e bicicleta do Brasil: Eduardo Musa, Renato Freitas e Ariel Lambrecht. Seu objetivo é revolucionar o transporte por meio da disponibilização de alternativas de transporte, principalmente para as chamadas “primeira e última milha” das viagens urbanas; além de melhorar a circulação de pessoas em centros urbanos, otimizar os deslocamentos e integrar diferentes modais de transporte. A visão da empresa é disponibilizar uma “condução barata e divertida”. A Yellow é a primeira empresa no Brasil de compartilhamento de bicicletas em sistema dockless (redistribuição livre, sem estação para retirada e devolução) liberadas por um aplicativo de celular.
Sobre os sócios
Eduardo Musa, CEO e cofundador
Começou a carreira na área financeira. Criou o Private Equity EVM Empreendimentos. Foi CEO da Caloi por 13 anos. Desde 2016, dedica-se a soluções de mobilidade urbana por meio do Venture Capital Plano B. Em junho de 2017, cofundou a Yellow.
Ariel Lambrecht, Cofundador e responsável por produto
Trabalhou com SEO por quatro anos na sede europeia do Google, na Irlanda. Fundou o ebaH, rede social acadêmica com mais de 1 milhão de usuários ativos. Em 2012, junto com Renato Freitas, fundou a 99, primeira startup unicórnio brasileira.
Renato Freitas, Cofundador e responsável por tecnologia
Trabalha junto com Ariel desde 2006. Juntos criaram o ebaH e o PatentesOnline. Em 2012 fundou a 99.