Jonas Donizette vistoria início das obras no Viaduto Miguel Vicente Cury
O prefeito Jonas Donizette acompanhou na manhã desta terça-feira, 15 de janeiro, o início das obras de reforma do Viaduto Miguel Vicente Cury, a principal ligação da região Oeste ao centro da cidade. A ação faz parte do Plano de 100 dias do Governo e está a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O prefeito participou da inspeção técnica e caminhou pelo Viaduto acompanhado do Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, e do secretário municipal de Transportes, Sérgio Benassi, e cumprimentou os trabalhadores e a população que passavam pelo local. Circulam diariamente pelo local cerca de 60 mil veículos, a grande maioria ônibus do transporte coletivo.
Jonas Donizette reconhece os transtornos causados por obras em vias de grande circulação, mas destacou a importância da ação, principalmente no que se refere à manutenção dos bens públicos. O viaduto receberá reparos na estrutura e recapeamento das vias de tráfego. “O Viaduto Cury é uma das artérias da cidade e há um bom tempo precisava de reparos e manutenção. Escolhemos o início do ano justamente porque é uma época de redução no tráfego na região, em razão das férias escolares”, afirmou.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, entre os serviços programados para os cerca de 10 mil m² de vias, estão a troca das juntas de dilatação existentes entre os módulos de concreto e as fendas, pintura das guias e sarjetas e reparo dos guardirreios (proteção lateral) e do sistema de iluminação.
A recuperação das vias será feita por funcionários da própria Secretaria, que realizarão a fresagem, uma técnica que utiliza equipamento especial com apoio de demais maquinários para retirar todo o material deteriorado e as irregularidades (ondulações) no piso. Em seguida, o trecho é preparado para receber o novo recapeamento e a nova sinalização.
Segundo Paulella, o custo será de R$ 5 milhões e os trabalhadores atuarão entre 7h e 17h. A previsão é que toda reforma esteja concluída em 15 dias. Paulella explica que o trabalho não pode ser feito no período noturno, principalmente a fresagem do pavimento, porque o sombreamento impede os técnicos de detectarem as irregularidades no asfalto. “Por isso, amarelinhos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) permanecerão no local para fazer interdições de trecho e orientar os motoristas e pedestres para circularem pelo local com mais cuidado” destacou.
Trânsito
As obras de revitalização do Viaduto Miguel Vicente Cury, iniciadas nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, geraram uma lentidão de 3,2 km no trânsito da região, entre 8h10 e 10h20, horário de maior fluxo de veículos durante a obra. Os dados foram registrados pela Central de Controle Operacional (CCO) da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).
As vias que sofreram maiores pontos de lentidão foram a Prestes Maia, Prefeito Magalhães Teixeira, João Jorge e Monsenhor João Baptista Martins Ladeira (acesso da Prestes Maia para a Via Aquidaban).
A lentidão foi registrada também, em menor escala, em outras vias como a Rua Salles de Oliveira, Avenida Celso Silveira Resende, Via Waldemar Paschoal e Avenida Marechal Carmona.
A obra teve início às 8h10 e não afetou o fluxo de veículos no acesso da Avenida Senador Saraiva.
O secretário de Transportes, Sérgio Benassi, presidente da EMDEC, disse que houve um planejamento para diminuir os reflexos de lentidão no trânsito e pediu a compreensão da população. “O objetivo é melhorar a circulação no viaduto, que está degradado e deve ser recuperado para não prejudicar ainda mais a estrutura”, disse. “Medidas foram tomadas para reduzir os impactos e garantir fluidez do trânsito e a segurança dos motoristas, motociclistas, pedestres e operários durante as obras”, comentou o secretário.
Operação
A EMDEC planejou uma operação especial para orientar e auxiliar os motoristas no trânsito, durante as obras no Viaduto Cury. O planejamento da empresa prevê a ação de agentes no bloqueio parcial da circulação de veículos no Viaduto Cury, afinal a obra a ser executada pela Prefeitura deverá ocorrer em uma faixa de rolamento, mantendo a outra faixa livre para o trânsito.
Um grupo de 27 agentes e encarregados da EMDEC estará focado especialmente para o monitoramento do trânsito no viaduto e nas imediações da obra, principalmente nas vias de maior movimento, como Prestes Maia, João Jorge, Senador Saraiva, Andrade Neves, Prefeito Magalhães Teixeira, Papa Paulo VI e Celso Silveira Rezende.
Além da ação dos agentes, a EMDEC instalou placas de orientação, sinalização, desvio e aviso sobre as obras no Viaduto Cury. Faixas alertam também para que motoristas evitem a região do Viaduto Cury.
Dois Painéis de Mensagem Variável (PMV) orientam os motoristas para evitar o Viaduto Cury. Um será instalado no início da Senador Saraiva e outro na Avenida Prestes Maia, antes do acesso para o Piçarrão.
Alternativa
A EMDEC recomenda aos motoristas que evitem a região do Viaduto Cury. Os técnicos indicam também as seguintes rotas alternativas:
Início da Avenida Senador Saraiva: desviar o caminho pela Avenida Benjamin Constant, à direita na altura do Hipermercado Extra Perto, e seguir até o Túnel Joá Penteado, sentido Centro-Bairro, chegando aos acessos para a Avenida das Amoreiras, Hospital Mário Gatti, Receita Federal, Avenida Prestes Maia e saída para as rodovias, ao passar pelo córrego Piçarrão.
Avenida Senador Saraiva, posterior à Avenida Benjamin Constant: a melhor opção é seguir à direita pela Avenida General Osório até a Avenida Andrade Neves e acessar à esquerda na Avenida Benjamin Constant, de onde poderá seguir direto ao Túnel Joá Penteado, sentido Centro-Bairro.
Avenida Prestes Maia (opção 1): poderão optar pelo acesso ao Túnel Joá Penteado, sentido Bairro-Centro, pelas avenidas Papa Paulo VI, Prefeito Magalhães Teixeira, Doutor Fernão Pompeu de Camargo e Celso Silveira Rezende, passando por baixo da Prestes Maia até chegar ao Túnel Joá Penteado. Com isto, o motorista poderá seguir para a região do Centro de Campinas, pela Avenida Campos Salles.
Avenida Prestes Maia (opção 2): seguir pelo acesso à Via Aquidaban, seguindo pela Via Expressa Waldemar Paschoal, que permite também a chegada à região Central.
Avenida Prestes Maia (opção 3): seguir pela Avenida General Carneiro, à direita do 8º Batalhão da Polícia Militar. Com isto o motorista poderá seguir para a região da Ponte Preta e Vila Industrial, podendo também acessar a Rua Barão de Jaguará para ir ao Centro.
Via Lix da Cunha (para região Central): poderão optar pela Avenida Campos Salles.
Via Lix da Cunha (para Avenida das Amoreiras, Hospital Mário Gatti, Receita Federal, Avenida Prestes Maia e saída para as rodovias): o ideal é utilizar diretamente o túnel Joá Penteado, no sentido Centro-Bairro.